Vamos falar sobre MVP?
Você tem alguma ideia sobre um produto ou serviço que acredita seria bem recebido pelo mercado? E você sabe como fazer para ter certeza que esse produto ou serviço será mesmo um sucesso, ou seja, você sabe como fazer para testar esse produto ou serviço?! Pois aproveita que hoje a Dona Bita está boazinha e resolveu escrever umas dicas pra lhe ajudar.
E vamos começar falando sobre MVP. Você já sabe o que é isso, né? Ainda não?! Caráááca, então vamos começar do começo…
MVP = Produto Mínimo Viável. É a versão enxuta e simplificada do seu produto ou serviço, uma versão com as funcionalidades básicas e que permita a utilização do produto ou serviço.
E agora vamos às dicas:
- Tenha bem definido qual será o produto ou serviço que irá testar;
- Não perca muito tempo tentando fabricar ou formatar algo que seja 100% perfeito (isso só irá lhe custar mais tempo e dinheiro!);
- Crie o quanto antes o seu MVP, ou seja, faça o melhor protótipo do produto/serviço para ser lançado no mercado;
- Produza/formate no máximo umas 200 unidades desse MVP;
- Pesquise quais são os melhores mercados teste para esse produto ou serviço e lance o seu MVP nesses mercados;
- Monitore a evolução do seu MVP após o lançamento:
- Contate os pontos de venda e peça feedback;
- Contate o cliente final também;
- Faça isso de forma regular por um período mínimo de 3 meses.
Como foram poucas unidades lançadas, não será muito difícil fazer a logística reversa se algo der muito errado. E nesse caso, é chegada a hora de praticar aqueles “Rs” que eu sempre menciono: Recua, Respira, Repensa, Refaz e Retoma o caminho com o erro já corrigido (também no menor prazo possível).
Antes de lançar o seu MVP, não esqueça de ter muito bem definido quem é o público alvo desse seu produto ou serviço, quais são as dores e necessidades desse público e se, de fato, esse seu produto ou serviço irá resolver alguma dessas dores.
Não esqueça também de definir qual será o canal através do qual você irá divulgar o seu MVP, ou seja, que mídias você irá utilizar, qual a frequência, qual a linha editorial, etc. E aqui cabe um lembrete: se você não se sentir 100% à vontade para fazer isso, sempre poderá contratar algum freela* para lhe ajudar.
*freela = versão abreviada da palavra inglesa “freelancer” e define aquele profissional que realiza um tipo de trabalho sem ter, necessariamente, nenhum vínculo formal com a empresa ou pessoa que o contrata.
Então vejamos, após o lançamento nos mercados teste, a divulgação nos canais adequados e o recolhimento em caso de algo muito errado acontecer, é chegada a hora de investir num processo de pós venda e ir atrás do feedback* por parte dos clientes que usaram ou testaram o seu MVP.
*feedback é outra palavra em inglês que significa avaliação ou comentário e será através dessa informação bem importante que você saberá como o cliente ou usuário percebeu o seu produto ou serviço.
Outra dica importante: não esqueça de fazer análises periódicas para ter certeza de que o objetivo inicial do seu produto ou serviço foi atingido e se ele, de fato, resolveu alguma dor ou necessidade do cliente.
E, para encerrar, procure saber (através de feedback) o que não foi positivo dentro do processo, o que daria para melhorar. Não tenha medo e não fuja disso! Pelo contrário, vá ao encontro do cliente que lhe deu esse feedback pois numa conversa pessoal (que também pode ser por telefone) ele, com certeza, irá lhe fornecer informações importantes para que você possa melhorar ainda mais o seu produto ou serviço.
Bem, eu espero ter conseguido lhe ajudar a entender melhor o que é e como utilizar o MVP a seu favor. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais! 🙂
Um abraço e até breve!
Dona Bita