Bem-vindos à berthô

Olá, sejam todos muito bem vindos ao blog da berthô! Este é um espaço que está sendo criado para que possamos debater, com um pouco mais de profundidade, temas pertinentes às vidas pessoais e profissionais daqueles que já completaram mais de meio século de vida.

Antes de entrarmos no assunto, cabe uma breve apresentação caso você não nos conheça. Este que vos fala ainda não atingiu a marca dos 50. Meu nome é Victor, tenho 30 anos de idade, embora minha coluna demonstre estar à frente do meu tempo; sou um dos fundadores da berthô, startup nascida em 2020 com o intuito de empoderar pessoas para serem protagonistas de suas realidades.

Registro de nosso curso sobre planejamento de aposentadoria.

Pois bem, teremos tempo para aprofundar essas apresentações ao longo das próximas publicações, de tal forma que não se faz necessário detalhar nossa história agora. Mas falar sobre histórias que ouvimos ao longo dessa breve jornada, isso sim faz sentido. Foram centenas delas, passando pelos mais diversos assuntos. Aqui vão alguns fragmentos:

As de trabalho:

• “quero ser relevante, quero fazer a diferença! Quero ver os alunos fazendo fila para assistir às minhas aulas!”;
  • “vou aproveitar essa fase para fazer uma reengenharia na forma como me apresento ao mercado!”;
  • “fui mal numa entrevista de emprego porque estava com sede e fiquei com vergonha de pedir um copo d’água. Você acredita que eu estava inseguro em fazer entrevista por causa da idade? Depois disso eu fui fazer um curso para me preparar melhor para novas oportunidades”.

As de família:

• “me sinto uma ursa cuidando de meus familiares!”;
  • “fui um pai ausente em meu primeiro casamento e agora, depois dos 50, quero aproveitar ao máximo a infância do meu último filho”;
  • “fui mãe aos dezesseis; dois anos depois o pai do meu filho faleceu e eu tive que me virar sozinha. Hoje sou CEO e conselheira de uma empresa de tecnologia”;

As de saúde:

• “descobri um tumor há uma semana e vida que segue!”;
  • “perdi um doutorado no exterior por complicações na gravidez. Entrei em depressão e perdi tudo que tinha construído até ali”;

As de vida:

• “meu plano de aposentadoria são meus filhos — eles serão responsáveis por tudo que eu precisar quando eu parar de trabalhar”;
  • “quando eu estava com 46 anos de idade, decidi me dar um presente: preparar a vida para sair do trabalho aos 50 e abrir meu próprio negócio!”.

Você se identificou com alguma passagem? Pois bem. A nós coube ouvi-las atentamente para compreender as infinitas variáveis que influenciam as vidas de quem já está por aqui há mais tempo que nós. Sem julgamentos; sem conselhos. Fomos simplesmente ouvintes ativos de histórias reais, de pessoas reais. Cada fragmento desses nos serve como um valiosíssimo insumo de trabalho para desenvolver temas verdadeiramente relevantes às vidas de quem conosco seguir daqui em diante. Sabemos que ainda há muito que aprender, mas já nos sentimos confiantes o suficiente para dar início a esse diálogo infinito que cultivaremos por aqui. Sempre em busca de aprendizados, sempre em busca de nossas melhores versões. Que façamos deste espaço um terreno fértil para as mais diversas trocas.

Um abraço,

Victor